Semana do Técnico 2015

 
 

A Associação dos Técnicos Industrias de Ipatinga, através de sua diretoria e parceiros, oferece aos seus membros e amigos a oportunidade de participarem gratuitamente de uma palestra informativa sobre Abelhas Sem Ferrão.

 

Você provavelmente já reparou na diferença entre os tamanhos dos frutos de uma planta e na variação do volume de frutos produzidos. Entre muitos fatores amplamente explorados (melhoria genética, clima, irrigação, adubação, qualidade do solo, etc..) gostaríamos de destacar uma prática simples, sustentável e que traz muitos benefícios aos seus adeptos: a criação de abelhas. Esses insetos alados podem trazer resultados positivos na produtividade de lavouras e pomares através do importante papel que realizam no ecossistema: a polinização.

 

Usualmente e por questões culturais a maioria de nós conhecemos as abelhas Apis mellifera, popularmente chamadas de abelhas africanas ou abelhas européias. Como o próprio nome “condena” são abelhas estrangeiras introduzidas no Brasil com a finalidade de produzir mel e polinizar algumas espécies extremamente dependentes da polinização realizada por estes insetos.

 

Infelizmente não se consegue criar essas abelhas em qualquer lugar devido sua defesa utilizando ferrões e apitoxinas que podem até levar à morte seres humanos e animais domésticos dependendo dos seus organismos e da quantidade de ferroadas.

 

Uma alternativa segura e proporcionalmente eficaz mas ainda pouco conhecida/ disseminada em nossa pátria são as abelhas sem ferrão. São centenas de espécies nativas da América do Sul, sendo a maioria presentes no BRASIL. Apesar do nome genérico possuem ferrão sim, mas por serem atrofiados essas abelhas são incapazes de ferroar.

 

Venha conhecer um pouco mais sobre esses insetos genuinamente brasileiros.

www.atii.com.br

Inscrições limitadas!

 

 
Obs.: Como o evento ocorrerá nas dependências da associação os interessados não-sócios terão além de se inscreverem pagar a entrada (R$15,00) e poderão usufruir dos campos de futebol, áreas para churrasco, piscina, e sauna durante o dia.