Nossa história: Rumo ao Meio Século de Fundação

 

A Associação dos Técnicos Industriais de Ipatinga foi criada na década de 60, em 02 de fevereiro de 1965, fruto dos ideais de um grupo de técnicos que vislumbravam a necessidade de uma representação da classe em nossa região.
Naquela época, a industrialização tomava impulso no Brasil e a mão de obra técnica qualificada era a grande carência no mercado de trabalho. Ao mesmo tempo, aqui em Ipatinga, consolidava-se a implantação da Usiminas, o que atraiu, naturalmente, um crescente número de profissionais técnicos para executar as mais diversas tarefas que lhes eram designadas.
Tendo como pauta a representatividade da classe dos técnicos industriais a ATII, primeira associação de técnicos do Brasil, ruma agora para completar 50 anos de fundação em 2015 quando estará reunindo as lideranças técnicas nacionais e aqueles que fizeram a história da associação para comemorar juntamente com a comunidade técnica do Vale do Aço suas “Bodas de Ouro”.
A ATII juntamente com as demais associações co-irmãs Associação dos Técnicos Industriais de Timóteo – ATIT em Timóteo, a Associação dos Técnicos Industriais da Companhia Vale do Rio Doce – ATIVA em Itabira e a Associação dos Técnicos Industriais de Ouro Branco – ATIOB em Ouro Branco vem desenvolvendo importantes atividades em defesa da categoria e a favor de seus familiares ao longo destes anos, atuando nas áreas técnicas, sociais, culturais e esportivas procurando sempre o trabalho em parceria.
Nesta longa caminhada a ATII, em função dos seus importantes trabalhos prestados para a comunidade técnica foi reconhecida como entidade de utilidade pública pela lei municipal nº 498 em 1975 e como estadual pela lei nº  7.845 em 1980. Destaca-se ainda importante participação em conquistas a nível estadual como a fundação em abril de 1992 do Sindicato dos Técnicos Industriais de Minas Gerais, o empreendimento para que o dia 23 de setembro fosse reconhecido como o “Dia Estadual do Técnico Industrial”, o que aconteceu em 07 de abril de 1994, e no início na década de noventa a efetiva participação dos Técnicos Industriais para que os profissionais tivessem assento e voto junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerias – CREA-MG o que hoje é uma realidade. A diretoria da ATII em momento algum se furta em participar de atividades que visam o engrandecimento dos Técnicos Industriais ou da categoria estudantis estando sempre participando ativamente em seminários, feiras, eventos em escolas técnicas, congressos dos conselhos profissionais, palestras dentre outras atividades.
Hoje a ATII conta com uma estrutura para manter a estabilidade econômica da Associação através das contribuições de seus associados e a locação de imóveis, os quais foram frutos da movimentação da diretoria no final de 1991 com a privatização da Usiminas quando criou-se um grupo de investimentos com o objetivo de assessorar os funcionários da empresa que quisessem comprar ações, mas não sabiam como administrar os papéis.
Atualmente a família ATII é formada por aproximadamente 2.000 associados, advindos de 540 associados titulares, sendo 312 funcionários da Usiminas e 228 distribuídos entre funcionários de outras empresas e aposentados. Na década de 90 o número de associados titulares era bem maior, em torno de 1.300 associados, mas em função de diversos fatores este número vem reduzindo a cada ano o que compromete a estabilidade econômica da entidade, desta forma, estamos iniciando uma campanha para podermos elevar novamente este número e contamos com a sua participação.
Para se tornar associado à ATII basta que o proponente tenha formação técnica ou exerça função técnica reconhecida, ou seja, estudante de curso técnico em nível de 2° grau. Além de benefícios profissionais, sociais, culturais e esportivas a entidade oferece divertimento e conforto nas horas de lazer através de sua Sede Campestre localizada na saída para Governador Valadares, ambos com infraestrutura completa para recebê-lo juntamente com a sua família.
Visite nossa secretaria e junte-se à nós.